sábado, janeiro 19, 2013

SERGEI FILIN, DIRETOR DO BALLET BOLSHOI, QUEIMADO COM ÁCIDO











O diretor artístico do conceituado Teatro Bolshoi foi atacado com ácido. Tudo aconteceu durante a noite de quinta-feira perto de casa em Moscovo, no estacionamento. Serguei Filine ficou gravemente ferido na cara e nos olhos e pode ficar cego.
A autoria ainda é desconhecida mas as autoridades e amigos pensam que o crime está ligado a lutas internas no teatro. Desde que assumiu a direção artística em 2011, Filine foi alvo de ameaças.
“Apenas sabemos que aconteceu algo para lá nossa compreensão, algo horrível. É difícil imaginar que algo como isto pudesse acontecer no mundo da arte. “Estamos a regressar aos anos 90”, diz Anastasia Meskova, bailarina.
A porta-voz do teatro espera que os responsáveis sejam capturados. “A reputação do nosso país está em riso, por isso temos a esperança de que as autoridades investiguem e resolvam o caso porque é uma questão da reputação global do nosso país e a imagem da Rússia”, declarou Yekaterina Novikova.
Depois de ser operado aos olhos, Serguei Filin vai ser transferido para um hospital belga.

Sergei Filin, no hospital, descreve aos jornalistas o horrível atentado que o vitimou

 ODiretor do Ballet Bolshoi ficou com o rosto muito queimado e os olhos de Sergei Filin foram muito atingidos, segundo médicos, que não rejeitam a hipótese de o bailarino poder ficar parcialmente cego.
O "Canal 1" da televisão russa revelou que os médicos estão preocupados com a vista de Filin, já que seus olhos foram muitos atingidos. A equipe que cuida do artista estima que ele necessitará de pelo menos seis meses para recuperar-se das queimaduras.
Os colegas de Filin no lendário teatro russo, um dos mais importantes do mundo, relacionam o ataque com a atividade profissional do mestre na companhia de ballet.
"Sergei sempre esteve ameaçado, desde que assumiu o cargo. Antes de sua chegada, os seus antecessores também foram ameaçados. “Nunca tínhamos pensado que a guerra pelos papéis, não pelo petróleo ou por propriedades, pudesse chegar a esses extremos criminosos", lamentou a assessora de imprensa do Bolshoi, Katerina Novikova.
Os colegas de Filin lembram que alguém furou os pneus do seu carro na véspera do ataque. Além disso, asseguram que a vítima era objeto de constantes ligações telefónicas ameaçadoras.
A polémica e os escândalos perseguem o Teatro Bolshoi, a pérola das artes cénicas russas, cujo lendário cenário principal esteve fechado para obras durante seis anos e reabriu em outubro de 2011.
O Ballet Bolshoi






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...