terça-feira, outubro 30, 2012

A LENDA DE JACK O´LANTERN - Esta Noite...Fechem Portas e Janelas










A lenda de Jack O'Lantern está intimamente ligada às festas do Halloween, que ocorrem por esta altura do ano, mais precisamente em cada dia 31 de outubro. A lenda surgiu a partir de um mito irlandês, que conta a história de um homem conhecido como "Jack Miserável".

Jack O'Lantern
Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida . Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida. 

Então convenceu o Demónio a transformar-se numa moeda, que ele, Jack, usaria para pagar as bebidas. Depois do Diabo lhe ter feito a vontade, realizando o seu desejo, Jack pegou na moeda e guardou-a no bolso, ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de retomar a sua forma original.

Mas Jack soltou o Diabo, mediante a condição de ele o não incomodar durante um ano, e ainda de, se ele, Jack, morresse, o Diabo não reclamaria a sua alma.

No ano seguinte, Jack enganou novamente o Diabo, fazendo-o subir a uma árvore para apanhar um pouco de fruta.

Enquanto o Diabo estava em cima da árvore, Jack esculpiu uma cruz no tronco desta, para que o Diabo não pudesse descer, até que o próprio Diabo lhe prometeu não o incomodar por mais dez anos.

Pouco tempo depois, Jack morreu. Segundo reza a lenda, Deus não poderia permitir que um ser tão repugnante fosse para o céu. O Diabo, embora zangado com o truque de Jack, tinha que manter a sua palavra de não reclamar a alma de Jack, e assim não permitiu que ele fosse para o inferno. 


Jack Miserável, condenado a vaguear durante a noite.

Então lançou Jack na noite escura, com apenas uma brasa de carvão acesa, para iluminar o seu caminho. Jack colocou o carvão dentro de um nabo esculpido, e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a referir-se a esta figura fantasmagórica como "Jack, The Lantern", e depois, simplesmente "Jack O'Lantern".

Esta lenda espalhou-se por toda a Irlanda e Escócia, e as pessoas começaram a criar as suas versões próprias de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas, que colocavam nas janelas ou perto das portas de entrada, para afugentar Jack O'Lantern e outros espíritos do mal, igualmente errantes.


Em Inglaterra, escolheram-se as beterrabas grandes, e os imigrantes destes países levaram consigo a tradição de Jack O´Lantern para os Estados Unidos da América. 



Ali, os americanos rapidamente descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, eram ótimas para fazer as lanternas, que hoje todos nós conhecemos...





Dia das Bruxas

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...